Evidência
Quando a modernização do processo produtivo era acompanhada de tecnologias e técnicas computadorizadas, acompanhou-se o avanço da tecnologia em computadores para o desempenho de várias funções dentro das empresas, substituindo o homem de muitas de suas atividades.
Posto isto, surgiu a automação industrial, que promovia a movimentação automática dos materiais. Assim, alguns sistemas passaram a ser comandados automaticamente, como portas automáticas, o controlo de velocidade, temperatura, iluminação, entre outras atividades.
Paralelamente ao processo da evolução tecnológica, aparecem as primeiras embalagens feitas por máquinas para acomodação dos produtos. A ideia era que essas novas embalagens pudessem permitir que os alimentos fossem transportados das fábricas para os centros comerciais e se mantivessem estáveis por longos períodos. Houve logo, a necessidade dessas embalagens serem marcadas ou codificadas apresentando o número do lote, data de validade, código de barras, endereços, logotipos, entre outras informações.
Surgiu, assim, a codificação industrial, onde máquinas foram projetadas para marcar ou codificar esses dados nas embalagens.